#31 - Clara Nunes - Claridade (1975)

Sep 27, 2017
#31 - Clara Nunes - Claridade (1975)

O episódio 31 do Maniçoba veio com ares e sons da a três raças numa só voz: Clara Nunes. Com o disco Claridade na vitrola, falamos de uma das maiores intérpretes brasileiras de todos os tempos, suas influências, seus caminhos, seu casamento pessoal e musical com PC Pinheiro.

Participações mais do que especiais e mais uma vez com transmissão pelo Facebook. Aproveitem!

LadoA

Destruição do mito que mulher não vende disco Mais de 100 000 cópias. Convidada especial: Luana. Claridade e suas vendas. Valores físicos versus talento na Clara Nunes e na mulher brasileira. A voz doce e o romantismo de Clara. Paraopeba e Caetanópolis. Fuga devido a um assassinato cometido por um irmão. Belo Horizonte. As possibilidades do meio artistico. Dalva de Oliveira, Eliseth Cardoso. Cantora de radios. Cantou junto com o baixista "Bituca"- Milton Nascimento. Gravadora Odeon.Transição do catolicismo para a Ubanda. Portela na avenida: sincretismo, miscigenação e o povo brasileiro. O desafio de Paulo Cesar Pinheiro. Carisma e voz brasileira por natureza. Viagem para a Africa. Angola. Nelson Cavaquinho. Mombojó. Seu Jorge. Caetano Veloso. Clara e impressão das cores da alegria. Monumento em homenagem em Madureira. Portela campeã. Qualidade e vendas de discos. Sabiá e guerreira. Interprete da MPB e o reducionismo da alcunha de sambista. Odeon e a proposta inicial para Clara: "Altemar Dutra de saias". Jovem Guarda. Carlos Imperial, irmão do Eduardo Araújo e a moradia da Clara. Cris e a preparação do Caruru. Prato da culinária brasileira autêntica. Prato surpreendente: a feiúra, sapo cururu e o sabor maravilhoso. Oferenda. São Cosme e Damião. Ataulfo Alves e o os estímulos para a carreira de Clara. Live do Facebook. Sonoplastias do Maniçoba Podcast. Plugins e aromas. A boca cheia.

LadoB

Primeira canção de sucesso: "você passa e eu acho graça". Estados da Guanabara e Rio Janeiro. Acordo Nuclear com a Alemanha. Altair 8800: primeiro computador doméstico. Tobey Maguire. Renata Banhara. Natalie Imbruglia. Larry Fine. Camilo de Jesus Lima. São José Maria Escrivar. Falecimento e polêmicas. Anestesia e varizes. Tentativas de gravidez frustadas. Fofocas maldosas. A intensidade artistica aumentou. Paciente com varizes em Sergipe e o "trauma" após a morte de Clara. O afeto do brasileiro. Douglas Boêmio. Podcast Hiperbólico. Canto das três raças. Três matrizes etnico-culturais. Identidade Brasileira. Darcy Ribeiro. O canto da Clara como reflexão do povo. As afirmações e contradições. Curitiba como exemplo da formação e processo de etnicidade. Música do povo para o povo. Nara Leão. Pesquisadora e resgatadora de grandes compositores. Feira de Mangaio. Sivuca. Diversas temáticas diferentes. Chico Buarque e a Morena de Angola: música encomendada especialmente. Comentários icônicos dos canais virtuais. Convites da MTV americana. "Ahhh Fresco, cadê a música?". Nelsoonnnn.


Comentários