#29 - Carlos Dafé - Pra Que Vou Recordar (1977)

Mar 29, 2017
#29 - Carlos Dafé - Pra Que Vou Recordar (1977)

O disco Pra Que Vou Recordar (1977) do príncipe da black music Carlos Dafé é o tema do episódio de número 29 do Maniçoba Podcast. Um papo descontraído sobre um dos mais importantes discos do movimento musical Black Rio, que arrebatou as pistas e pôs o Rio e o Brasil para dançar nos anos 70. A escolha é do nosso convidado Lucas Nonose, do duo de DJs Disco Veneno, que embala as melhores festas de música brasileira em Curitiba.

Lucas Nonose - Gravação do programa de número 29 do Maniçoba Podcast sobre Carlos Dafé.

Para que vou recordar? Para fazer o som pulsar. Aumente o volume, porque é som da pesada! Para querer sair dançando!

LadoA

Lucas 'Disco Veneno'. Disco do Dafé foi fundamental na cena black. Aniversário de 40 anos do disco. Contato do Lucas com a cena black: bailes da periferia como ato político. Afirmação negra. Preconceito e anti-preconceito. Time incrível de músicos. Dafé filho de músicos. Multi-instrumentista. Filho de poetisa e funcionário público. Uniu a técnica e a ideologia. Fuzileiros navais. O grupo Fuzi 9. Viagem pela América latina. Semelhanças com Luiz Gonzaga. Grupo Abolição. Oberdan Magalhães. Dom Salvador. Cassiano como figura central. Originalidade versus copia cultural. Fusão do batuque com influências americanas. Bossa nova em Tim Maia. Tony Tornado. Garrido?? BR3. FIC. Gesto dos Panteras negras. Elis Regina. Banda veneno. Erlon Chaves. Beijo nas loiras e prisão pelo DOPS. Stevie Wonder. Maniçoba como escola. Nelson Motta. Voz aguda. James Brown e Marvin Gaye brasileiros.

LadoB

Nivas, o dinossauro do Maniçoba. Primeiro microcomputador. Star Wars. Orkut. Disco Maria Fumaça. Fernanda Lima. Princesa Vitória. Maria Callas. Clarice Lispector. Luiz Carlos Pacci. Banda Senzala. Primeiro Compacto, 1972. Caiu na mesa do Tim Maia. Seroma. Catequese racional: Carlos Racional. Pra que vou recordar o que chorei. Novela Dona Xepa. Regravada mais 100 vezes. Gravada até em russo. Tragédia grega em Vigário Geral. Praça Catole do Rocha. Chico César. Lembranças ruins de Xivas. De um evento triste brotou a beleza da composição. Waltel Branco. Músicas encomendadas para as novelas. Acidente e ostracismo. Movimento Black dando lugar à fase Disco. Gerson King Combo. Gabu e banda Raça negra. Banda MUV. Arthur Verocai. Timeless. Los Angeles. 240 000 cópias. A favela não podia se conscientizar. 12 000 pessoas no lançamento do disco. DJs atuais e a cultura das pistas de dança. Comentários dos ouvintes.


Comentários