#1 - Belchior - Alucinação (1976)

Mar 4, 2012
#1 - Belchior - Alucinação (1976)

Belchior foi o escolhido para ser assunto do primeiro episódio do Maniçoba Podcast. Ao som de Alucinação (Phonogram, 1976) e suas histórias, explicamos como surgiu a ideia do podcast.

LadoA

Primeiro Maniçoba Podcast. Apresentação do formato do programa. Doses de Nega Fulô e copos de cerveja. Maniçoba, uma feijoada indígena. Bigodes. Ditadura militar no Brasil. Referências à cultura pop, Bob Dylan, Caetano Veloso, Beatles, Edgar Allan Poe, etc. Raul Seixas em resposta ao Belchior na música “Eu Também vou Reclamar”.  Elis Regina fez o bigode explodir. Bel com ou sem barba. Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes. Cerveja com rolha. Cantador de feira e cursos de filosofia e Medicina. IV Festival Universitário da MPB. Clássico em homenagem ao popular.

LadoB

Na alucinação, chegamos a algo que não existe. O idealismo que ficou para trás. Ednardo, Fagner, Caetano, Gil, João Gilberto, Xangai, Novos Baianos e o Movimento Armorial. Teti e Cirino? Redescoberta de artistas que só lançaram discos em LP. Regravações de Los Hermanos e Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta. Onde está o Wally: reportagem da Rede Globo sobre o sumiço de Belchior. Discografia em espanhol. As palavras do vate cortam. Caracterização do êxodo por Luiz Gonzaga e Belchior. Migração dos europeus para Curitiba e dos nordestinos para o sudeste. Cabarés da Lapa. Walt Whitman e o Canto Da Estrada Aberta. Hospitais e Padarias.


Comentários